Plástico ABS: conheça as características e aplicações
O plástico ABS é ideal para aplicações que envolvem peças rígidas, assim como resistentes a impactos e a abrasão. Ademais, a técnica de injeção plástica proporciona a habilidade necessária para criar soluções complexas e minuciosas.
Esse tipo de polímero pode ser usado em peças de carros, brinquedos e utensílios domésticos, entre outros produtos. É um plástico de ótima qualidade, para eliminar. Dessa forma, tem um grande valor agregado aos projetos.
Neste artigo, abordamos o que é o plástico ABS e quais são suas principais aplicações. Continue a leitura e conheça esse importante produto industrial!
O que é Plástico ABS?
Plástico ABS é uma resina, ao ser aquecido, pode ser usada para criar componentes de brinquedos, peças automotivas, tubos, conexões e caixas plásticas. Sua composição contém acrilonitrila, butadieno e estireno, que são substâncias derivadas do petróleo.
A sigla ABS faz referência a esses três monômeros. Um monômero é uma molécula simples que estabelece ligações para formar compostos complexos, denominados polímeros.
Quais são suas principais características?
O plástico ABS é um material eliminar, capaz de agregar excelentes propriedades ao produto final suportando processos na sequência como pinturas entre outros processos.
Resistência
A principal característica do plástico ABS é a resistência. O produto consegue suportar níveis expressivos de abrasão, tração e impacto, assim como variações de umidade e temperaturas. Sendo assim, pode ser aplicado até mesmo em peças automotivas:
- grades e painéis interiores;
- caixas de bateria;
- assentos e encostos;
- capas de espelho e maçanetas;
- painéis de instrumentos e consoles;
- volantes (como acabamento).
Estética
O plástico ABS pode receber qualquer tipo de cor. Além disso, em comparação com o polipropileno, apresenta um aspecto brilhante. O produto também pode ser metalizado, pintado, o que significa uma variedade de opções estéticas para os projetos.
Flexibilidade
Outra característica é a capacidade de se flexionar até o limite da elasticidade do material. Como resultado, a absorção de impacto é mais efetiva, prevenindo danos.
Diversidade de composições
As propriedades do projeto dão origem a diferentes proporções de acrilonitrila, butadieno e estireno. Se quisermos mais resistência química e térmica, podemos aumentar a acrilonitrila, que tem essas propriedades.
Contudo, em troca, teremos uma menor resistência ao impacto, que é própria do butadieno. Então, é possível pensar em diferentes formulações para chegar às características ideais.
Onde o plástico ABS pode ser aplicado?
O plástico ABS é amplamente utilizado nas empresas de injeção plástica para produção de diversos produtos:
- Brinquedos (blocos de montar, instrumentos musicais, bonecos);
- Peças automotivas (freios ABS, retrovisores, painéis internos, grades);
- Eletrodomésticos (carcaças de celulares, computadores, teclados, mouses);
- Móveis e artigos de decoração (juntas de acabamento e ligação de painéis, luminárias, cabides, vasos);
- itens da Construção Civil (tubulações de água quente e fria, esgoto, ventilação, irrigação);
- Artigos sanitários (copos, canecas, escovas de dente, saboneteiras);
- Equipamentos esportivos (capacetes, óculos de proteção, patins, skates);
- Ferramentas de jardinagem (tesouras, podadores, regadores).
A técnica mais eficiente de aplicar o material é a injeção de plástico. Durante esse processo, o material sólido é submetido à fusão, resultando em uma substância líquida. Em seguida, durante a temperatura de moldagem, pode ser empregado em peças complexas e detalhadas, de acordo com as especificações do projeto.
Técnicas mais sofisticadas, como a injeção por múltiplos estágios, permitem a produção contínua de peças complexas, com diversos materiais e cores, em sequência. Logo, é possível obter uma excelente escala mesmo com designs sofisticados.
Por isso, o plástico ABS pode ser usado em muitos tipos de produtos, desde coisas simples até coisas sofisticadas. Esse potencial é ainda maior quando usamos técnicas de injeção plástica, que são as soluções mais avançadas da indústria.
Gostou do conteúdo? Acompanhe o Blog da Intep e fique por dentro dos materiais e técnicas que são tendência na indústria!
Em resumo
Plástico ABS é um polímero constituído de acrilonitrila, butadieno e estireno. A partir desse composto, é possível fabricar peças resistentes e duráveis com múltiplos formatos, como painéis de veículos, brinquedos e equipamentos esportivos.
O plástico ABS é aplicado em diversos segmentos de mercado:
– brinquedos;
– peças automotivas;
– eletrodomésticos;
– móveis e artigos de decoração;
– construção civil;
– artigos sanitário;
– equipamentos esportivos;
– ferramentas de jardinagem.