Certificações

ISO 14.000: entenda a importância dessa certificação

A ISO 14.000 é uma norma internacional que estabelece padrões de qualidade para Sistemas de Gestão Ambiental (SGA).

A ISO 14.000 está entre as certificações institucionais mais relevantes. Esse selo de qualidade mostra a conformidade com padrões de gestão ambiental. Assim, diminui riscos das empresas na escolha dos fornecedores.

Hoje em dia, a sustentabilidade impacta a decisão dos consumidores. Como resultado, a gestão precisa mitigar riscos ao meio ambiente tanto diretamente como nas atividades terceirizadas da produção.

Neste conteúdo, resumimos os principais pontos das normas ISO 14.000. Entenda a importância da certificação de uma vez por todas!

O que é ISO 14.000?

A ISO 14.000 é uma norma internacional que estabelece padrões de qualidade para Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). 

Normas ISO da série 14.000:

  • ISO 14001: Implementação do SGA;
  • ISO 14004: Apoio à gestão ambiental;
  • ISO 14010: Auditorias ambientais;
  • ISO 14020: Rotulagem de embalagens;
  • ISO 14031: Desempenho ambiental;
  • ISO 14040: Avaliação do Ciclo de Vida;
  • Guia ISO 64 (ABNT): Aspectos ambientais do produto.

As normas ISO 14.000 complementam a legislação ambiental dos países. As leis estabelecem os limites de atuação em relação à prática de infrações. 

A autorregulação, por sua vez, estabelece padrões para superar o mínimo, por meio de um sistema de gestão ambiental eficiente e voltado para a melhoria contínua.

Como funciona a certificação ISO 14.000?

A certificação ISO 14.000 é concedida para empresas que adotam os padrões de qualidade previstos na autorregulação. 

Para isso, devem ser submetidas a avaliações externas sobre os requisitos da Organização Internacional para Padronização (International Organization for Standardization-ISO).

No Brasil, diversas organizações emitem o certificado, por exemplo:

  • Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
  • Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil);
  • SGS ICS Certificadora;
  • Bureau Veritas do Brasil.

As empresas interessadas em receber a ISO precisam adotar ferramentas de gestão, capacitar pessoas, melhorar processos, entre outras iniciativas.

Ainda, ter uma política ambiental, monitorar metas, promover a melhoria contínua e implementar medidas para prevenção de riscos são alguns dos requisitos.

Qual é a importância da ISO 14.000?

A ISO 14.000 procura conscientizar as empresas globalmente e padronizar as ações de sustentabilidade ambiental. Além disso, a autorregulação oferece benefícios diretos para os negócios.

Garantir a conformidade com a legislação

As normas ISO fornecem instruções para implementar padrões de qualidade na gestão ambiental. Com isso, as empresas ficam mais preparadas para seguir as leis dos seus países, além de melhorarem suas atividades.

Reduzir os riscos para os compradores

Os clientes podem adquirir produtos com mais segurança sobre os impactos ambientais do processo de fabricação. Afinal, o certificado é concedido para companhias que adotam sistemas eficientes para minimizar os riscos e serem mais sustentáveis.

Melhorar a imagem e reputação nos negócios

Empresas que cuidam do meio ambiente melhoram a imagem de marca. 

Além disso, a reputação está relacionada também a contar com parceiros que entregam produtos adequados a critérios de sustentabilidade. Por isso, a certificação é um ponto-chave na escolha de fornecedores.

Otimizar o sistema de gestão ambiental

As ferramentas de excelência possibilitam que as organizações implementem os sistemas com economia de recursos. São modelos de gestão validades e capazes reduzir custos operacionais, impactando os resultados financeiros.

Em resumo, a ISO 14.000 contribui com orientações e padrões de gestão ambiental. Além disso, reduz riscos para quem se relaciona com a organização, considerando a validação das práticas por entidades de avaliação externas.

Para se aprofundar nos conceitos de gestão de fornecedores, navegue pelo Blog da Intep e confira os artigos sobre as principais certificações e boas práticas da indústria!

Em resumo

O que diz a ISO 14.000?

A ISO 14.000 é o conjunto de normas para implantação da gestão ambiental dentro de padrões internacionais. A partir dela, a empresa pode se tornar mais sustentável e reduzir riscos para os clientes.

Qual é a diferença entre a ISO 14.000 e 14.001?

A série ISO 14.000 contempla diversas normas com foco na gestão ambiental. Em geral, as empresas obtêm a certificação na ISO 14.001, que indica a implantação do sistema de gestão ambiental.

Posts relacionados

09/2024

Usinagem CNC: o que é, como funciona e benefícios

Usinagem CNC oferece diversos benefícios para a sua empresa. Leia o artigo e saiba tudo sobre! [...]

Continue lendo >>
08/2024

Processo de injeção plástica: 6 erros para ficar atento

O processo de injeção plástica oferece retornos excelentes. Conheça 6 erros para serem evitados e garanta a qualidade dos produtos! [...]

Continue lendo >>
08/2024

Policarbonato: conheça os benefícios desse material

O policarbonato é um substituto do vidro que fornece diversos benefícios. Leia o artigo e entenda tudo sobre esse material! [...]

Continue lendo >>
07/2024

OEE: o que é, importância e como calcular

O OEE possui importância para empresas que utilizam máquinas em seus processos de transformações industriais. Leia o artigo e saiba mais sobre o que é e co [...]

Continue lendo >>