Injeção Plástica

7 tipos de polímeros para injeção plástica

Imagem com tipos de polímeros para injeção plástica.

Existem diferentes tipos de polímeros para injeção plástica disponíveis no mercado. Cada um com propriedades específicas que os tornam adequados para diferentes aplicações. Ao conhecer as características de cada resina é possível alcançar melhores resultados e reduzir os custos. 

Para projetos que exigem resistência à tração, por exemplo, o mais indicado é o PEAD (Polietileno de Alta Densidade). Por outro lado, para fabricação de materiais que necessitam de isolamento elétrico, é indicado o PVC (Policloreto de Vinila).

Neste conteúdo, listamos os 7 principais tipos de polímeros para injeção plástica. Continue a leitura e encontre a resina ideal para sua operação!

O que são polímeros?

Polímeros são compostos químicos criados a partir da união de moléculas, chamadas de monômeros. Podem ser naturais, como celulose e borracha. Ou ainda, serem desenvolvidos em processos laboratoriais, como plástico, nylon e poliéster.

Na área industrial, o polímero serve como a substância base para  fabricação de componentes de plástico. Quando aquecido, o material derrete, o que faz com que possa ser colocado dentro de um molde específico. O resultado é uma peça resistente e flexível, que pode ser aplicada a diferentes processos industriais.

Quais são os principais tipos de polímeros para injeção plástica?

Na indústria, alguns tipos polímeros são mais populares devido às suas propriedades e versatilidade. A seguir, confira as 7 resinas mais utilizadas na fabricação de peças:

1. Polipropileno (PP)

O polipropileno é um material plástico, flexível e durável. Esse insumo consegue resistir bem à corrosão e umidade, além de ser um material reciclável.

Sua flexibilidade é demonstrada na ampla variedade de produtos criados a partir do PP. Encontramos desde embalagens flexíveis, como sacolas e potes, até peças rígidas, como para-choques, painéis de porta e grades frontais de automóveis.

2. Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS)

O ABS é um composto de acrilonitrila, butadieno e estireno. Os benefícios desse material são a força, durabilidade e absorção de impactos.

O PP é mais leve e resistente ao calor, enquanto o ABS é mais denso e consegue absorver impacto. Esse segundo polímero é uma alternativa para volantes, grandes, consoles e caixas de bateria, por exemplo. 

3. Policarbonato de Acrilonitrilo, Butadieno e Estireno (ABS – PC)

O ABS – PC oferece ainda mais resistência a impacto e temperatura, assim como uma excelente rigidez. É bastante utilizado, por exemplo, em equipamentos esportivos e de proteção individual. Em automóveis, costumam ser usados no interior do veículo, como painéis e reforço de assentos.

4. Polietileno de alta densidade (PEAD)

O PEAD é composto de etileno. É um material que pode ser usado em partes que demandam alta resistência à tração, corrosão, impacto e abrasão. Tanques de combustível, reservatórios de fluídos e partes do escapamento são algumas das aplicações.

5. Poliamida sem fibra (PA 6)

O PA 06 ou Nylon 06 se destaca pela resistência ao calor e à ação mecânica, assim como óleos, graxas e combustíveis. Essa durabilidade é tamanha que é possível substituir algumas peças metálicas dos veículos por esse material.

6. Poliamida (PA 66)

Uma variação ainda mais resistente é o PA66. É um material que, embora perca em flexibilidade em relação ao PA, tem ganhos de proteção contra umidade, calor, corrosão e fluídos químicos.

7. Poliestireno Alto Impacto (HIPS)

O poliestireno, que é o popularmente conhecido isopor, pode ser modificado para diferentes finalidades. No HPIS, existe a combinação com o polibutadieno, que é um tipo de borracha que aumenta a resistência ao impacto do material.

É um produto que tem como benefícios a facilidade para pintar, o baixo custo e a boa resistência. Costuma ser uma alternativa para painéis, para-choques, consoles centrais, grades e outras peças.

INTEP: qualidade, inovação e compromisso

Para contar com os diferentes tipos de polímeros, o ideal é buscar excelentes fornecedores. A INTEP atua na fabricação de peças plásticas automotivas, assim como na montagem. Podemos ajudar a sua empresa a obter produtos de alta qualidade, em larga escala, com eficiência e alta precisão.

O conhecimento sobre os diferentes tipos de polímeros para injeção plástica facilita a obtenção de preços competitivos, sem perder a alta qualidade. Entendemos qual é o recurso ideal para cada projeto, encontrando soluções que otimizam o resultado financeiro da sua operação. 

Acesse o nosso site e confira as soluções da Intep e alcance mais lucratividade na produção de peças automotivas!

Em resumo

O que são polímeros e quais os tipos?

Os polímeros são compostos feitos a partir da união entre moléculas, formando produtos que são extensamente usados no dia a dia, como plástico, nylon e borracha. Essas substâncias podem ser naturais ou artificiais, conforme a presença ou não de um processo laboratorial e industrial para sua criação.

Quais são os principais tipos de polímeros para injeção plástica?

A injeção plástica geralmente utiliza polímeros de alta qualidade:

– PP;
– ABS;
– ABS-PC;
– PEAD;
– PA 06;
– PA 66;
– HIPS.

Quais são os polímeros mais usados?

Os tipos de polímero mais utilizados são os plásticos: poliestireno (PS), polipropileno (PP) e polietileno (PP). Em muitos casos, como embalagens, eletrônicos, móveis e peças automotivas, existem a combinação com outras substâncias para mais resistência, flexibilidade e durabilidade do material.

Posts relacionados

09/2024

Usinagem CNC: o que é, como funciona e benefícios

Usinagem CNC oferece diversos benefícios para a sua empresa. Leia o artigo e saiba tudo sobre! [...]

Continue lendo >>
08/2024

Processo de injeção plástica: 6 erros para ficar atento

O processo de injeção plástica oferece retornos excelentes. Conheça 6 erros para serem evitados e garanta a qualidade dos produtos! [...]

Continue lendo >>
08/2024

Policarbonato: conheça os benefícios desse material

O policarbonato é um substituto do vidro que fornece diversos benefícios. Leia o artigo e entenda tudo sobre esse material! [...]

Continue lendo >>
07/2024

OEE: o que é, importância e como calcular

O OEE possui importância para empresas que utilizam máquinas em seus processos de transformações industriais. Leia o artigo e saiba mais sobre o que é e co [...]

Continue lendo >>