ISO 9001: entenda a relevância dessa certificação
A ISO 9001 é uma certificação concedida para empresas que obtiveram sucesso em implementar sistemas de gestão da qualidade. Por isso, é um dos critérios mais importantes quando buscamos fornecedores.
Este reconhecimento funciona como uma garantia externa, permitindo que os clientes reduzam riscos ao adquirir soluções confiáveis. Assim, é um certificado essencial na indústria de injeção plástica, setor automotivo, alimentício, entre outros.
Neste conteúdo, esclareceremos o que é ISO 9001 e porque o selo de qualidade é tão importante. Continue com a leitura e tire as suas dúvidas!
O que é ISO 9001?
O ISO 9001 é a principal certificação internacional em sistemas de gestão de qualidade do mercado. Na prática, o documento atesta que os processos da empresa estão adequados a padrões rigorosos e práticas adequadas, assim como estão voltados para a melhoria contínua.
A certificação está dividida em seções que trazem os requisitos e orientações:
- Seção 1: escopo;
- Seção 2: referências normativas;
- Seção 3: termos e definições;
- Seção 4: organização;
- Seção 5: gestão;
- Seção 6: planejamento;
- Seção 7: suporte;
- Seção 8: operação;
- Seção 9: desempenho;
- Seção 10: otimizações.
Qual é o principal objetivo da ISO?
A certificação ISO 9001 cria padrões globais para gestão da qualidade nas empresas. Essas diretrizes acompanham os avanços e melhorias tecnológicas, promovendo o avanço contínuo das práticas adotadas.
É também um instrumento para o funcionamento do mercado. Considere, por exemplo, uma fábrica de automóveis. Como buscar garantias sobre os componentes oferecidos por um fornecedor?
A certificação tem esse papel de redução de riscos sobre produtos e serviços. Afinal, é concedida quando existe uma gestão de qualidade adequada aos melhores padrões de mercado. Abaixo, veja algumas indústrias em que ela pode ser aplicada:
- Indústria de injeção de plástico;
- Indústria manufatureira
- Indústria alimentícia;
- Setor de serviços financeiros;
- Setor de energia;
- Setor automotivo;
- Área da saúde;
- entre outros.
Qual é a principal diferença entre a ISO 9000 e 9001?
A certificação ISO 9000 traz diretrizes, normas e termos técnicos. Por sua vez, a ISO 9001 diz respeito a como implementar e certificar sistemas de gestão da qualidade. Ambas pertencem à mesma família, mas apresentam essas distinções.
Além disso, é importante destacar que a certificação 9001 não é obrigatória, mas muitas organizações buscam esse selo para demonstrar o compromisso com a qualidade, melhorar seus processos internos e aumentar a confiança dos clientes.
Como funciona a certificação ISO 9001?
O ISO 9001 é uma certificação da International Accreditation Forum (IAF). Trata-se de uma associação internacional de organismos certificadores. Por isso, os padrões adotados são globalmente reconhecidos.
No Brasil, o INMETRO é a entidade responsável por autorizar a concessão dos certificados. A partir dessa entidade, são concedidas as permissões para atuar como organismo certificador.
Na jornada até se certificar, as empresas costumam passar por três etapas.
1. Planejamento e preparação
A empresa precisa aprender as novas diretrizes e promover mudanças para atender aos critérios de avaliação externa. Muitas vezes, isso é feito com auxílio de consultores especializados.
2. Certificação
Com a efetividade das mudanças, surge o momento para auditoria dos organismos certificadores. Em caso de aprovação, a empresa recebe a ISO 9001.
3. Melhoria contínua
O trabalho continua com aprendizado e mudanças recorrentes para manter e aumentar a qualidade das atividades. Até porque, a ISO 9001 tem prazo de validade de 3 anos.
Por que essa certificação é tão importante?
A certificação ISO 9001 é uma garantia para os clientes de que os sistemas de gestão da qualidade seguem os padrões exigidos pelo mercado. Esse nível de eficiência é visto nas quatro funções:
- planejamento: definir os padrões de qualidade desejados;
- controle: verificar se os produtos e serviços estão conformes;
- melhoria: identificar e implementar ações para aperfeiçoar os processos;
- garantia: assegurar que a qualidade seja mantida e melhorada.
Quando um comprador busca um fornecedor, essa certificação assegura que a gestão da qualidade foi avaliada por um processo rigoroso. Por isso, os riscos de receber uma solução inadequada é mitigado.
Por isso, ela é um diferencial. Afinal, indica a excelência na gestão e foco na melhoria contínua dos processos .O que influencia diretamente na qualidade das entregas.
Você sabia que a INTEP é certificada pela ISO 9001?
A INTEP é uma empresa com certificação ISO 9001 em produção de peças termoplásticas para a indústria em geral.
Além disso, também recebemos a certificação UL (uma entidade certificadora norte-americana presente em 143 países que avalia a conformidade dos produtos de acordo com as normas de aplicação), o que evidencia ainda mais o nosso compromisso com a qualidade.
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Em resumo
A ISO 9001 é a principal certificação internacional em sistemas de gestão de qualidade do mercado. Na prática, o documento atesta que os processos da empresa estão adequados a padrões rigorosos e práticas adequadas, assim como voltados para a melhoria contínua.
A ISO 9001 traz os elementos e diretrizes para implantação do sistema de gestão da qualidade, definindo papéis e estabelecendo normas. Contexto da organização, liderança, planejamento, operação, avaliação de desempenho e melhoria são alguns dos temas abordados.
A ISO 9001 cria normas para proteção do mercado, redução de riscos e avanço tecnológico. Trata-se de um certificado globalmente reconhecido, que abre as portas de diversos mercados.