Acrílico (PMMA): o que é, para que serve e características
O acrílico (PMMA) é um dos termoplásticos mais utilizados em peças decorativas. Por ser capaz de atingir até 92% de transparência e oferecer múltiplos formatos e cores, ele pode ser aplicado em letreiros, expositores, divisórias, mesas e diversos outros produtos.
Diferentemente do vidro, esse polímero termoplástico pode ser moldado para diferentes tipos de produtos, peças e componentes. Ademais, é uma solução mais resistente e durável, alcançando longos períodos de utilização.
Neste conteúdo, apresentamos as principais características e vantagens. Entenda por que vale a pena adotar o acrílico em seus projetos!
O que é acrílico (PMMA)?
O acrílico é o nome popular do polimetacrilato de metila (PMMA). Esse termoplástico é um material sintético e moldável. Diferencia-se pelas variações de densidade e propriedades ópticas, podendo originar peças opacas, translúcidas ou transparentes.
Quais são as características do PMMA?
O acrílico oferece características que são difíceis de encontrar em outros materiais, com o excelente custo-benefício desse plástico.
Durabilidade e resistência
Em temperatura ambiente, o acrílico suporta impacto, tração e abrasão. Um exemplo disso são as telhas plásticas, que aguentam a queda de pequenos objetos, chuva, granizo e outras condições adversas.
Flexibilidade
Os termoplásticos, como é o caso do acrílico, podem ser transformados da forma sólida para a líquida. Isso permite, por exemplo, o uso da injeção de plástico para moldar o material na forma de diferentes produtos e componentes.
Isolamento térmico e acústico
O acrílico reduz a perda de temperatura e minimiza a entrada e saída de som dos ambientes. É comum, por exemplo, a aplicação no formato de chapas para divisórias, janelas e portas, aproveitando-se de suas propriedades térmicas e acústicas.
Variação de cores e transparência
O acrílico pode ser pigmentado para receber as mais variadas cores: preto, branco, rosa, azul, verde, amarelo etc. Outra característica é a possibilidade de variar sua densidade, podendo ser opaco, translúcido ou transparente.
Como é fabricado?
O acrílico é um produto derivado de substâncias compostas de hidrogênio e carbono, os hidrocarbonetos. Na indústria, ele é recebido na forma de xarope ou grãos. Depois, pode ser submetido a diferentes processos para a criação dos produtos que conhecemos.
Durante a transformação industrial, ocorre uma reação química chamada polimerização, que transforma as moléculas simples dos grãos em longas cadeias moleculares, formando o polímero.
Na injeção de plástico, o material granulado é aquecido até atingir o ponto de fusão. O passo seguinte é injetá-lo em moldes que darão forma à peça projetada. Por fim, ocorre o resfriamento e a solidificação, resultando em uma peça acabada.
Quais são os benefícios do PMMA?
Usar o acrílico nos projetos é uma solução altamente competitiva.
Oferece um excelente custo-benefício
O acrílico consegue substituir o vidro com custos mais baixos em comparação com alternativas, como o policarbonato.
Tem um alto nível de transparência
A transparência do acrílico chega a 92%, superando a capacidade de transmissão de luz e reflexão de vidros e espelhos. Sua propriedade óptica é o principal diferencial em relação a outros polímeros, como o polipropileno e o polietileno.
Garante a longevidade do produto
A dureza e a resistência do acrílico permitem sua utilização por mais tempo do que o vidro, sem a necessidade de substituições.
É um material altamente resistente
O acrílico oferece diversas propriedades de resistência, como a resistência a produtos químicos, raios UV e absorção de água.
Se torna uma solução reciclável
Com o descarte adequado, os produtos podem ser tratados e reintegrados à produção, reduzindo o impacto ambiental.
Onde é aplicado?
A indústria de plástico abastece diversos outros segmentos com soluções de acrílico. Embora muito utilizado em peças de decoração e na arquitetura, o PMMA também é empregado na fabricação de Equipamentos de Proteção Individual, óculos, utensílios, tubos e outros produtos.
Indústria automotiva
- Faróis;
- Lanternas;
- Painéis de instrumentos.
Mobiliário
- Mesas;
- Cadeiras;
- Luminárias;
- Troféus;
- Itens de decoração.
Comércio e serviços:
- Placas;
- Letreiros;
- Displays;
- Expositores.
Eletrônicos:
- Carcaças;
- Capas de celular;
- Proteção de componentes ópticos.
Construção civil:
- Janelas;
- Portas;
- Divisórias;
- Coberturas;
- Telhas.
Usar o acrílico é uma alternativa relevante para produtos com uma estética diferenciada, especialmente os que buscam transparência ou translucidez.
Entre os substitutos do vidro, esse polímero apresenta um ótimo custo-benefício como diferencial. Por isso, é uma excelente opção de material para os seus projetos.
Gostou do conteúdo? Para entender qual é o polímero mais indicado para potencializar o seu negócio e os benefícios da injeção de plástico, conheça as soluções da INTEP!
Em resumo
Acrílico é um termoplástico denominado polimetacrilato de metila (PMMA). Seu diferencial são as propriedades ópticas, como opacidade, translucidez e transparência, sendo uma solução sofisticada com ótimo custo-benefício para displays, carcaças, faróis e outros componentes.
Os projetos que adotam o acrílico são beneficiados de diversas formas:
excelente custo-benefício;
alto nível de transparência;
longevidade do produto;
material altamente resistente;
solução reciclável.
O acrílico é utilizado principalmente em produtos que se aproveitam das suas propriedades ópticas:
janelas;
portas;
divisórias;
carcaças;
capas de celular
placas;
letreiros;
displays
mesas;
cadeiras;
luminárias.